Turismo, gestão e território

Autores

  • Norberto Pinto dos Santos Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal.

Palavras-chave:

Gestão turística, Sustentabilidade territorial, Políticas para o turismo,

Resumo

O turismo revela-se como um sector económico que, mais rapidamente e com menores investimentos, consegue atuar nos territórios e atingir impactos positivos significativos. A organização dos territórios de visitação turística, os destinos e lugares turísticos necessitam de processos, de preferência sistémicos, de intervenção e acção, obrigando a uma grande capacidade de gestão. As relações entre sustentabilidade territorial, promoção dos lugares e difusão de imagem, têm que ser, cada vez mais, densas e reflexivas, de forma a conseguir, através do turismo, tanto a melhoria de qualidade de vida dos residentes, como a máxima satisfação dos visitantes. Às políticas de suporte destas estratégias é dada grande atenção por parte de todos os stakeholders, direta ou indiretamente associados ao turismo. Este texto, salientando a importância dos lugares enquanto cenários de interacção entre oferta e procura de consumo turístico, dá uma perspectiva de valorização da competitividade dos destinos turísticos e debruça-se sobre os programas e políticas de suporte e orientação do turismo, em Portugal, dando ao território um lugar central na definição dos processos de gestão das atividades turísticas.

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Publicado

17.11.2014

Como Citar

Santos, N. P. dos. (2014). Turismo, gestão e território. Caderno Virtual De Turismo, 14. Recuperado de https://cvt.emnuvens.com.br/caderno/article/view/1025