Realidade Aumentada em atrativos turísticos

uma análise a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.24n2.2024.2163

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Modelo de Aceitação Tecnológica, Atrativos turísticos, Turismo.

Resumo

A Realidade Aumentada (RA), ferramenta tecnológica que permite a inserção de elementos virtuais sobre o ambiente real, pode enriquecer a experiência turística agindo como um guia e entretenimento secundário e informativo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos fatores que influenciam a intenção de uso de realidade aumentada em atrativos turísticos, a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa, e o instrumento de coleta foi aplicado a 112 estudantes universitários. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) através do software SPSS v.23, pacote AMOS, para testar o modelo proposto composto de cinco hipóteses. Os resultados do modelo estrutural indicam que a Intenção de uso da Realidade Aumentada é diretamente influenciada pela Utilidade e pela Atitude, assim como aponta a influência da Facilidade de Uso em relação à Utilidade. Conclui-se que a intenção de utilizar RA num atrativo turístico é maior quando se considera seu uso útil, e se tem uma atitude positiva a seu respeito.

Biografia do Autor

Isabelle da Fonsêca Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre e Doutoranda em Gestão em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Associado do Departamento de Turismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Doutor em Administração (Auckland University of Technology), Nova Zelândia com Pós-doutorado em Turismo (Bournemouth University), Inglaterra. Líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR) - UFRN/CNPq, Brasil.

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Publicado

22.08.2024

Como Citar

Xavier, I. da F., & Mendes Filho, L. (2024). Realidade Aumentada em atrativos turísticos: uma análise a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica. Caderno Virtual De Turismo, 24(2), 118–137. https://doi.org/10.18472/cvt.24n2.2024.2163

Edição

Seção

Artigos originais