Reposicionamento Global Através de Megaeventos

avaliação das ntervenções Urbanas no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.25n1.2025.2202

Palavras-chave:

Turismo, Megaeventos, Mercantilização das Cidades, Planejamento Urbano, Cidade do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo analisa os impactos dos megaeventos realizados no Rio de Janeiro sobre o setor de turismo e a imagem global da cidade. A pesquisa questiona se tais eventos alcançaram o reposicionamento global almejado ou se os efeitos foram apenas temporários. Para tal, analisa-se as intervenções urbanas realizadas no contexto desses megaeventos e observa-se indicadores como taxa de ocupação hoteleira, geração de empregos e cobertura midiática internacional. A pesquisa foi limitada pela pandemia de COVID-19, que afetou severamente o turismo global, impedindo comparações numéricas precisas. Indica-se que, embora os megaeventos tenham trazido benefícios pontuais, a estratégia de planejamento adotada mostrou-se insuficiente para um reposicionamento duradouro e questiona-se, portanto, se a estratégia de mercantilização das cidades realmente contribui para o desenvolvimento urbano ou apenas perpetua um ciclo de competição entre cidades globais.

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Publicado

29.04.2025

Como Citar

Bantim, N. (2025). Reposicionamento Global Através de Megaeventos: avaliação das ntervenções Urbanas no Rio de Janeiro. Caderno Virtual De Turismo, 25(1), 74–93. https://doi.org/10.18472/cvt.25n1.2025.2202

Edição

Seção

Artigos originais