Do palácio ao pixel
a virtualização do Cine Metro como preservação histórica
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.25n1.2025.dossieXR.2263Palavras-chave:
herança virtual, experiência imersiva, realidade virtual, cinema de rua, palácios cinematográficosResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de pesquisa e reconstrução virtual na experiência imersiva Cine Metro, sobre um dos mais emblemáticos palácios cinematográficos do Rio de Janeiro, inaugurado em 1936 e desconfigurado nas décadas seguintes. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um documentário imersivo em vídeo 360 graus, utilizando técnicas de herança virtual para recriar digitalmente a arquitetura e ritual de espectação do cinema. O estudo propõe a aplicação de realidade virtual na preservação da memória cultural e arquitetônica de espaços extintos, explorando sua potencialidade como ferramenta de herança virtual.
Referências
Avellar, J. C. (1996). Em busca do templo perdido. In: GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Editora Record; FUNARTE.
Barceló, J. (2002). Virtual Museums. When Heritage does not exist. In: World Conference on Science, UNESCO-ICSU and Hungarian Academy of Sciences.
Costa, R. (2011). Salas de Cinema Art Déco no Rio de Janeiro: Apicuri,
Forte, M. (2007). Ecological Cybernetics, Virtual Reality and Virtual Heritage. In: Cameron, Fiona. (Org.). Theorizing Digital Cultural Heritage. A Critical Discourse. Cambridge; MIT Press, 2007. p. 389-407.
Freire, R. L. (2012). Cinematographo em Nictheroy: História das salas de cinema de Niterói. Niterói, Rio de Janeiro, Niterói Livros, INEPAC.
________. (2011). O "conforto moderno" a refrigeração nas salas de cinema do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro , n. 5, p. 303-320.
Gonzaga, A. (1996). Palácios e poeiras. 100 anos de cinema no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Record.
Hindmarch, J., Terras, M., Robson, S. (2020). On virtual auras. The cultural heritage object in the age of 3D digital reproduction. In: The Routledge International Handbook of New Digital Practices in Galleries, Libraries, Archives, Museums and Heritage Sites. Routledge, p. 253-256.
Kittler, F. (2016). Mídias ópticas. Rio de Janeiro, Contraponto.
Koszarski, R. (1990). An Evening's Entertainment. The Age of Silent Feature Picture, 1915-1928. History of the American Cinema. Simon & Schuster.
Lima, Evelyn F. W. (2000). Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Luz, M. L. O. (1993). Cinema Art Deco: O Moderno Necessário. Rio de Janeiro, UFRJ.
Mathiesen, T. (2017). “Projects Everything but the Picture” The Brenograph and the Brenkert Light Projection Company. Embassy Theatre Foundation,
Prentice, R. (1936). O Cinema Metro do Rio. Arquitetura e Urbanismo. Ano 1, Nov.-Dez. Rio de Janeiro.
Roussou, M. (2008). The components of engagement in virtual heritage environments. In: New Heritage: New Media and Cultural Heritage, Routledge, p. 225-241.
________. (2002). "Virtual Heritage: From the Research Lab to the Broad Public". In: Niccolucci, Franco (Org.). Proceedings of the VAST 2000 Euroconference. Oxford; Archaeopress, p. 93-100.
Sanders, D. (2012). A Brief History of Virtual Heritage. In: Picturing the Past: imagining and imagining the ancient Middle East,
Schiller, S. (2002). The Relationship Between Motion Picture Distribution and Exhibition. In: Hark, Ina Rae. (Org.). Exhibition, The Film Reader. London; Routledge, p. 107-122.
Sciliar, M. (1986). Os cinemas não morrem. Eles viram lembranças. In: Filme Cultura, n. 47. Rio de Janeiro: Embrafilme.
Vieira, J. L. P., Margareth C. S. (1986). Cinemas cariocas: da Ouvidor à Cinelândia. In: Filme Cultura, n.47. Rio de Janeiro: Embrafilme,
________. (1986). Cinemas da Metro e a dominação ideológica. In: Filme Cultura, n.47. Rio de Janeiro: Embrafilme.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.